segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Porque missão dada, parceiro.... é missão cumprida!

Tive a oportunidade de assistir a dois filmes, o primeiro Wall Street 2, e o segundo Tropa de Elite 2, com isso decidi fazer um paralelo dos dois filmes e dividir a impressão que eu tive deles, impressão essa que apesar de serem de dois universos distintos mostram a combinação fatal de ganância e corrupção como sendo algo maléfico para o sistema.
Começando pelo Wall Street 2, não irei falar sobre o filme e si, mas quero tocar em dois pontos que acho fundamental para entender o declínio da sociedade como estrutura ou comunidade. No primeiro momento Wall Street 2 aborda com propriedade o universo financeiro e os efeitos colaterais que o sistema estipulado em volta de ganância, livre mercado e total falta de monitoramento permitiu com que modificassem o sistema, sempre debato com uma grande amiga da federal do Ceará como os modelos econômicos muitas vezes trabalham com descaso aos fatores sociais.
O segundo filme e não menos importante foi o arrasador BOPE, apesar de criticas pesadas pela simplificação do modelo, não perdeu suas características, e abordou de forma impar como a ganância e a corrupção destrói o sistema. O Capitão Nascimento nesse momento sofre uma evolução muito grande, e descobre que não é tão simples limpar o sistema, que não são mocinhos e bandidos e quando ele realmente decide enfrentar a situação descobre como fatores sociais implicam em resultados diferentes.
E nesse momento vocês se perguntam “e qual o paralelo a ser feito?”, genericamente, de Wall Street até as favelas do rio, do mundo financeiro ao político, o sistema é corrompido por fatores que fogem a modelos econômicos, análise quantitativas, previsões, o sistema é corrompido por fatores sociais, humanos, e o sistema alimenta o próprio sistema, onde um carro chefe chamado política através de um método maquiavélico acha que os meios sempre justificarão o fim, e apoiado em uma sociedade totalmente alienada e desinteressada, deixam que esse sistema continue em um círculo vicioso, e nesse contexto acredito que a pergunta a ser feita é: E nós, o que iremos fazer?

Um comentário:

  1. Pessoas infelizmente não são incorruptíveis... Só com muita força de vontade e mão na consciência. Mas pessoas q são assim não querem assumir tal posto pq tem medo de se testar.

    ResponderExcluir